O site ainda é a maior referência das marcas. Mesmo que as pessoas passem 99% do tempo nas redes sociais e quando querem pesquisar algo, buscam no Google, é no site da sua empresa que ela irá tomar a decisão final.
Instituto da Infoemação Digital - 2020
por que um website inteligente?
As maiores ferramentas de buscas na internet como o Google, Bing, Yahoo e outras possuem robôs que buscam informações relevantes para seus usuários. Esses robôs nada mais são que programas ou softwares que varrem constantemente a internet atrás dessas informações.
Um site ou uma página inteligente deve ser responsivo, indexado e otimizado, ou seja, deve possuir uma série de indexadores que são pequenas linhas de código invisíveis aos usuários com o objetivo principal de melhorar e mensurar a sua exposição nas ferramentas de buscas. Um trabalho bem feito e criterioso de SEO (search engine opotimization) torna o site mais disponível nas buscas feitas na internet pelos usuários melhorando o ranqueamento, ou seja, a posição em que é exibido nos resultados de busca. Afinal, todos querem estar na primeira página de resultados de pesquisas.
Outro ponto importante ao considerarmos um website inteligente diz respeito à sua indexação através de “tags” com as principais ferramentas da internet disponibilizadas pelas principais empresas de tecnologia. Elas são fundamentais para mensurarmos nossas ações digitais, principalmente àquelas relacionadas à gestão de tráfego. Aqui citamos algumas delas: Google Analytics, Google Ads, Google Optimize, Google Search Console, Meta Business Manager, RD Station e outras.
O seu site é inteligente? Se afirmativo você já saiu na frente!
já ouviu falar em landing page?
É um termo utilizado com frequência, mas poucos sabem o que realmente é. Como o nome em inglês sugere, landing page é a página onde as pessoas devem “pousar” após clicarem em determinado link. São bem utilizadas para receber o tráfego gerado pelas ferramentas de buscas e, por isso, muito focadas em conversão. Elas podem fazer parte do website, mas frequentemente são páginas isoladas com forte apelo de vendas e conversões (call to action).
Seja o seu objetivo vender ou buscar leads para o seu negócio, a landing page é uma ferramenta importante e eficaz desde que seja bem desenvolvida e de forma inteligente. Se você anuncia ou pensa em anunciar na internet considere o desenvolvimento de landing pages de alta conversão. De nada adianta altos investimentos em publicidade digital se os interessados estão sendo direcionados para páginas pouco relevantes ou pouco convincentes.
o que é um website responsivo?
Com o avanço e popularidade dos dispositivos móveis (tablets e smartphones), o leyout dos sites sofreram adaptações para que fossem mostrados adequadamente em todos os tamanhos e tipos de tela. Segundo a pesquisa CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), divulgada em julho de 2018, dos 120,7 milhões de acessos à internet feitos em três meses, 49% se deram a partir exclusivamente de smartphones, 4% somente por computadores e 47% por ambos.
Um site ou layout responsivo é aquele que muda sua disposição e aparência conforme o tamnho da tela onde é exibido. Ao classificar os sites no seu mecanismo de busca, o Google leva em consideração, além do conteúdo e velocidade de carregamento, a responsividade das páginas envolvidas visando sempre a melhor experiência possível ao usuário.
website ou redes sociais?
Tenho contas e sou bem ativo no Facebook, Instagram, Tweeter, LinkedIn, etc. Preciso de um website também? Essa é uma dúvida frequente entre os empreendedores e, principalmente, profissionais liberais. A resposta é simples: sim, e esclarecemos a seguir!
As redes sociais corporativas são ambientes dinâmicos, interativos e informais. São os lugares certos para informarmos tudo o que aconteceu, está acontecendo e acontecerá com você e o seu negócio. É como se fosse um clube onde encontramos alguns conhecidos, nos distraímos e conversamos sobre o nosso dia a dia de igual para igual. Lá, você pode caprichar um pouco mais na sua roupa (imagem de fundo), seu “look’ (seu avatar) e mais nada.
Já, um website é a ferramenta ideal para para mostrar a identidade, os conceitos e as informações corporativas permanentes e pertinentes do seu negócio. Na mesma analogia, seria a sua casa que fala por si. Vamos explicar: quando entramos na casa de alguém, imediatamente traçamos um perfil do proprietário, mesmo que involuntariamente, só ao analisarmos o ambiente. Podemos identificar se a pessoa é organizada, limpa, formal, refinada, etc. É o local onde conversamos mais intimamente e assim podemos, também, descobrir seus valores, seu histórico, seus gostos e muito mais.
Outro ponto importante diz respeito ao seu posicionamento de marca nas principais ferramentas de buscas como o Google, Bing, Yahoo e outros. Essas ferramentas buscam informações na web para entregá-las aos seus usuários. Só há dois lugares onde elas podem buscar tais informações: no seu site ou no site dos seus concorrentes, e nunca nas redes sociais.
A questão é: você conseguiria viver somente no clube ou somente em sua casa? Pense nisso!!!
qual a diferença entre um website e loja virtual?
Como vimos acima, um website é a ferramenta certa para mostrarmos nossa identidade (valores, preferências, conceitos e outras informações) no mundo virtual.
A loja virtual nada mais é que um site com as mesmas funções, mais uma interface específica para permitir vendas de produtos ou serviços online.