gestão de redes sociais

gestão de redes sociais

É melhor pensar nas ferramentas de mídias sociais como forma de amplificar a opinião dos seus clientes ao invés de melhorá-la

Joshua Porter

preciso estar presente nas redes sociais?

As redes sociais, cada vez mais, fazem parte do dia a dia das pessoas. Você e o seu negócio não podem estar alheios a essa realidade. A presença da sua marca nesses canais é fundamental para fixá-la na mente das pessoas de forma a ser reconhecida e lembrada pelos consumidores. É o que se chama de “branding“.

Estima-se que no Brasil as pessoas gastam, em média, mais de duas horas e meia por dia nas redes sociais. A forma como as pessoas usam as redes sociais está mudando. Hoje já considera-se que uma parte expressiva de pessoas procura algum tipo de produto ou serviço nas redes sociais, mas esses são, predominantemente, meios para despertarmos o interesse ou chamarmos a atenção dos usuários.

Estudos revelam que mais de 73% das empresas e marcas pesquisadas tiveram resultados positivos ou muito positivos com o marketing em redes sociais. Você e o seu negócio podem explorar esse mundo também. Basta uma estratégia bem planejada e executada para que sua marca entre nessa estatística

com que frequência devo fazer minhas postagens?

Não existe uma regra para isso, porém estudos mostram que postar com regularidade é a melhor forma de manter sua marca ou seu negócio em evidência e na memória das pessoas. Se a sua capacidade de gerar conteúdo é menor distribua as postagens ao longo do período planejado para que não haja intervalos muito longos sem exposição. Queremos dizer que, se por exemplo, o seu negócio gera em média 7 postagens semanais, é preferível fazer uma publicação diária do que sete no mesmo dia. Lembre-se que nem todas as suas postagens serão vistas por todos os seus seguidores ou participantes dos grupos de interesse. 

quais informações deve publicar nas redes sociais?

Muitas pessoas e, até mesmo, empresas renomadas pecam quando a questão é planejamento de conteúdo. As postagens devem ser previamente planejadas de acordo com a estratégia atual de cada negócio e requer um alinhamento entre os setores envolvidos.

As publicações devem ser, na sua maioria, informativas sem a insistência em vender um produto ou serviço. O principal objetivo é construirmos um relacionamento com as pessoas para que, quando necessitarem, lembrem da sua marca para consumir algo que o seu negócio ofereça.

Uma dica importante é que seu conteúdo mostre algo de vida pessoal do profissional. As pessoas estão nas redes sociais basicamente para isso: para ver o que as outras pessoas estão fazendo ou compartilhando. As redes sociais são ferramentas importantes para humanização do seu negócio. Mostre-se como profissional e como pessoa e veja o seu engajamento aumentar!

postagens vs identidade visual

Algumas redes sociais tem um apelo mais visual do que outras como é o caso do Instagram e Pinterest. Mas seja qual for a plataforma, é desejável e importante que as pessoas identifiquem seu perfil aliado à sua identidade visual. Para isso, é necessário que as imagens utilizadas expressem, além do seu negócio e suas atividades, sua marca através do emprego correto de cores, fontes, linguagem etc.

Lembra quando dissemos que o principal objetivo é que as pessoas guardem sua marca em suas memórias? Pois a sua identidade visual  é fundamental para essa associação, muitas vezes de forma inconsciente pelos usuários. Saiba mias sobre identidade visual.