Busca, um elemento de marketing que não existia há muito pouco tempo atrás, se mostra hoje a mais eficiente e barata maneira das empresas atraírem clientes em potencial
John Battelle
tráfego é tudo! mas o que é?
Muito bem. Você já tem seu website, landing pages e está nas principais redes sociais. E agora? Se você parar por aí seria o mesmo que construir uma bela casa, pagar a mensalidade dos clubes dos quais é sócio e permanecer no seu confortável sofá em frente à tv todos os dias. No mundo digital ou virtual também vale o velho ditado popular: “quem não é visto não é lembrado”. Mas como fazer com qua as pessoas te vejam nesse mundo? É necessário que se crie tráfego. E como fazê-lo? A primeira ação necessária é gerar conteúdo relevante. Por que relevante? Sabe aquela pessoa que só fala coisas banais ou repetitivas? Pois é. Nós até interagimos com ela por alguns momentos, mas acabamos não tendo a vontade de conviver, não é mesmo? Da mesma forma, no mundo digital, precisamos ter sempre assuntos novos e interessantes para que as pessoas nos procurem e interajam conosco.
Não há como falarmos em conteúdo digital sem pensarmos no Google. Ele é o maior provedor de conteúdo no mundo. Seu principal compromisso é simplesmente buscar e entregar as informações certas ou relevantes às pessoas qua as procuram. Confira a missão da empresa: “Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”. Para isso, O Google valoriza e premia as empresas que geram tais informações em forma de conteúdo digital, pois ele mesmo NÃO GERA conteúdo algum. Esse pode ser criado, principalmente, através de textos, vídeos, audios e fotos. Independentemente do tipo, lembre-se, deve ser sempre atual e interessante a ponto de fazer com que pessoas interajam sentindo o desejo de voltar a fazê-lo. É isso que chamamos de tráfego recorrente e é parte importante do seu crescimento online de forma permanente.
Há várias ferramentas disponíveis para que você possa oferecer aos interessados conteúdo digital relevante. Portanto, esse material deve ser organizado de forma estruturada e atraente para o usuário. Faça-o através de artigos, blogs, vídeos, e-books, slides, palestras e também nas redes sociais.
Achou complicado? Nós estruturamos tudo para você!
preciso anunciar na internet?
O sucesso online do seu negócio depende diretamente do tráfego que você está gerando e as consequentes conversões. Existem várias formas de anunciar e impulsionar o seu negócio na internet. A principal e, na nossa opinião, mais eficaz em curto prazo é através do Google. No mundo digital, os anúncios do Google assim como do Facebook, Instagram, LinkedIn, Taboola e outros são os “relações públicas” da internet. Eles dizem às pessoas onde você está e o que você faz desde que sejam devidamente contratados e bem informados. Mas você precisa de um “relações públicas” virtual? Se quiser se tornar uma “celebridade” online a resposta é sim!
Muitas pessoas já perderam ou deixaram de ganhar dinheiro com anúncios online e acabam colocando a culpa nos veículos de divulgação. Invariavelmente constatamos que a estratégia de marketing e ou a qualidade dos anúncios deixavam a desejar. Ferramentas como o Google Ads são eficazes em aumentar o seu tráfego e, se bem utilizada, gerar retorno financeiro em curto prazo.
o que eu preciso para anunciar na internet?
Existem três fatores essenciais que devem ser considerados antes de anunciarmos online de forma a maximizarmos a eficiência de nossas ações ou, em outras palavras, para direcionarmos corretamente nossos recursos.
Primeiramente, devemos preparar o ambiente que receberá todo o tráfego gerado pelo anúncio. Esse ambiente, chamamos de landing page. Ele deve ter conteúdo relevante e informativo e ser totalmente focado em conversão (vendas ou captação de leads)!
Em nível de campanha, precisamos conhecer com exatidão nosso público alvo, ou seja, as características ou perfil das pessoas que queremos atingir.
Por último, consideremos o teor ou conteúdo dos anúncios vinculados que deve ser impactante, convincente e adequado ao perfil do público escolhido.
Parece complicado? Deixe por nossa conta todo o planejamento, execução e acompanhamento da sua publicidade online e confirme os resultados!
qual a finalidade dos anúncios digitais?
- segmentação: milhares de reais são desperdiçados com pessoas que não querem comprar o seu produto ou serviço. Isso se dá quando não segmentamos corretamente nosso público alvo. Não são raros os casos em que clínicas médicas, odontológicas, fisioterápicas e etc. anunciam seus serviços em todo o Brasil. Se você está em São Paulo interessa anunciar sua clínica em Manaus?
- qualidade dos anúncios criados: anúncios que não se destacam, tendem a se tornar apenas mais um no meio de tantos outros. Sem falarmos naqueles que contam com erros ortográficos, aqueles que encaminham o usuários para páginas erradas ou inexistentes ou aqueles que não expressam os interesses do anunciante.
- qualidade do website ou landing pages: é muito comum vermos campanhas onde a segmentação é bem feita assim como a qualidade satisfatória dos anúncios. Isso de pouco adianta se a página de destino do anúncio não tiver qualidade. Costumamos dizer que essa é a peça vendedora do processo, pois deve ter um apelo forte de vendas que impressione o usuário. Você já deve ter se deparado com um anúncio na web que, ao ser clicado, te direciona para um website ou landing pages ruins que não passam nenhuma credibilidade nesse mundo hostil que é a internet.
qual o valor mínimo para anúncios digitais?
Um dos grandes diferenciais dos anúncios digitais é o fato de não haver um valor mínimo para se começar a anunciar.
Normalmente os anúncios digitais são pagos pelo número de cliques que ele gera. Funciona mais ou menos como um plano de celular pré-pago. Você investe um valor e, a cada clique, esse valor vai sendo consumido. Claro que não é tão simples assim, pois os cliques podem ter valores diferentes dependendo de alguns fatores extrínsecos.
Uma boa prática é que, no início de sua campanha, os aportes sejam menores para que os anúncios sejam ajustados e otimizados. Quando esses atingirem um grau maior de otimização, aí os valores a serem investidos podem ser aumentados sempre levando-se em consideração as métricas atingidas. Falando mais claramente: você só deverá colocar mais dinheiro quando estiver tendo retorno maior e mais compensatório.